Igreja Presbiteriana da Tijuca

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Mensagens Escritas Saia da Sua Tenda

Saia da Sua Tenda

E-mail Imprimir PDF

“Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.” (Gênesis 15. 1-5)

Muitos de nós já conhecemos a história de Abraão. Deus separou e chamou Abraão de Ur dos Caldeus, na Mesopotâmia, e o enviou para uma terra que Ele ainda mostraria.

Deus é um ser que conversa, que interage e dialoga com seus filhos. Abrão teve vários diálogos com Deus. Mas três diálogos foram os mais marcantes.

No primeiro dialogo que Abraão teve com Deus lhe fora feita a promessa: “De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!” (Gênesis 12.2).

Deus sempre procura trazer este fato a memória de Abraão, demonstrando que em todo tempo é necessário lembrar do que Ele nos prometeu porque temos uma tendência a nos esquecermos das promessas do Senhor.

Em seu segundo dialogo Deus mostra a Abraão a extensão da promessa: “Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre.” (Gênesis 13.14-15).

Deus diz para Abraão levantar os olhos e olhar a partir da posição que ele estava. Aqui aprendemos que a promessa de Deus se cumprirá independentemente da posição ou local que estejamos. É a partir do lugar que você se encontra que Deus vai lhe abençoar. Não precisa ficar correndo de um lado para outro.

A mensagem do Senhor para nós aqui no segundo diálogo é: Acalme o seu coração! Deus está dizendo: Eu vou levar você aos lugares onde eu quero que você esteja, à condição de bênção que eu, o Senhor, preparei para você.

O texto base desta mensagem trata do terceiro dialogo que Deus teve com Abraão, seu escolhido. Depois de vários acontecimentos Deus aparece novamente a Abraão em uma visão, mas este começa a demonstrar a angustia que lhe apertava o peito por ver se distanciar a promessa de Deus.

Diz o texto que: “Veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abraão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande.”

Em vez de Abraão reagir positivamente a esta promessa do Senhor, ele ficou inquieto e declarou sua inquietação ao Senhor.

Diz o texto que “respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro.”

Mas Deus nunca deixa seus amados sem resposta. Diz o texto que “A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.”

Abraão, mesmo diante do Deus Todo-Poderoso, não teve medo de compartilhar daquilo que estava dentro do seu coração. Ele não caiu na armadilha do auto-engano, nem tentou enganar a Deus.

Às vezes tentarmos enganar a nós mesmos com auto-sugestões, e, muito pior, tentamos enganar a Deus que sabe de todas as coisas. Podemos até enganar as pessoas e a nós mesmos, mas nunca conseguiremos enganar a Deus.

Não tenha receio de abrir o seu coração para o Senhor. Deus não quer ouvir apenas as nossas palavras de gratidão e louvor. Ele também quer ouvir os nossos lamentos. E creia-me: Não existe melhor ouvinte do que o Senhor!

Já era tarde da noite e Deus diz para Abraão sair para fora de sua tenda. Abraão talvez tenha tentado olhar ao seu redor, tentou enxergar novamente como no segundo diálogo com o Senhor, mas desta vez ele se depara com grandes trevas.

Talvez hoje estejamos em situação semelhante à de Abraão. Tentamos nos lembrar das promessas, mas só vemos escuridão, um vazio, parece que a promessa acabou.

Na verdade a promessa nunca acabará, o que sumiu foi a visão, Abraão não conseguia olhar como anteriormente, e o mesmo pode estar acontecendo com você. A promessa de Deus não cessou, não importa o quanto você tenha errado, Deus continua Fiel para cumprir as suas promessas em sua vida.

Após tirar Abraão da tenda, Deus o ordena a Abrão que olhe para o céu, que é o lugar acima de todas as circunstâncias. As trevas da noite no deserto parecem não importar. Agora o que se vê é um céu todo estrelado. Parece pintado pelas mãos de um grande artista e o que era duvida se tornou certeza no coração de Abraão.

Saia da sua tenda! Saia do lugar que limita a sua visão. Quando tudo parecer trevas ao seu redor olhe para cima, para o lugar de onde veio a sua promessa. Deus quer que você volte a enxergar as coisas como você as enxergava antes, tudo pode ter mudado, mas as promessas continuam as mesmas.

Porque parar se Deus quer que continue? Volte a sonhar com as promessas do Senhor. Volte a enxergar as bênçãos do Senhor na sua vida! Tudo que te falta para alcançar seus objetivos, Deus suprirá. O Senhor possui tudo e muito mais e não poupará recursos para te ajudar a chegar no lugar que primeiramente nasceu no coração de Deus para depois ser plantado no seu coração.

Saia da sua tenda! Levante a cabeça, olhe para o alto e veja que as promessas do Senhor continuam vivas. Deus está restaurando a sua visão porque a visão não morreu.

Reverendo Eurípedes da Conceição
Pastor Efetivo

 

Nossos Cultos

Domingos:
10h30min e às 19h00

Quartas:
19h30min

Maiores Informações:
(21) 3298-8291 e 3298-8287

Escola Dominical

Todos os Domingos,
às 9h00

Participe!